Inteligência Artificial e o Aprendizado de Idiomas: Aliados ou Adversários?

A velocidade da evolução tecnológica no mundo é surpreendente, e a cada pequeno avanço, um grande marco na história é registrado. A Inteligência Artificial, embora seja um tema clássico no cinema, nunca esteve tão presente em nosso cotidiano como nos dias atuais. Isso se deve ao fácil acesso a algumas ferramentas, como o Chat GPT e o MidJourney, que foram verdadeiramente revolucionárias em diversos ambientes tecnológicos. A tecnologia implementada nessas ferramentas tem evoluído de maneira impressionante, sendo aplicada de diversas formas, otimizando processos, criando novos setores e levantando discussões sobre sua influência na sociedade. Neste post, vamos explorar os impactos que o avanço da Inteligência Artificial pode causar no campo da educação, especificamente no ensino de idiomas.

1 – A I.A e o Aprendizado de um Novo Idioma

Até que ponto uma tecnologia cujo aprendizado é potencializado pelo uso constante pode avançar? Será uma ameaça para os profissionais da educação de inglês ou um fator determinante que pode auxiliar tutores e instituições a fazer a diferença de maneira mais eficiente? Como Estagiário de Marketing, Johan Rangel, buscou opiniões internas para entender a visão daqueles que estão constantemente em contato com o ensino do inglês e são responsáveis pelos estudantes em sua jornada para fluência.

2 – A I.A: Aliado ou Inimigo?

Em nosso diálogo com o Coordenador Pedagógico, Tadeu Fagundes, ele afirma que há avanços nas tecnologias que utilizam a I.A, mas a inteligência artificial em si não teve avanços relevantes desde sua grande repercussão em 2020. Tadeu destaca: “Acredito que as pessoas são seres sociais; interagir com a I.A é interessante por um tempo, mas você não está criando conexões reais com ninguém.” Ele entende que o processo de aprendizado do inglês é fortemente influenciado pelo fator comunicativo e interação social. Até o nível atual da I.A, ela não representa uma ameaça para as instituições de ensino, mas é, de fato, uma ferramenta que contribui para o processo de aprendizado.

3 – Não Fique Para Trás

Estamos vivendo um período de evolução, onde é crucial acompanhar cada atualização, inclusive no aprendizado de idiomas. É cientificamente comprovado que quem não domina o inglês está atrasado no mercado de trabalho. Atualmente, entendemos que a Inteligência Artificial é uma ferramenta que potencializa os resultados, assim como o domínio do inglês. Não fique para trás; domine as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais!

WHATSAPP
Fale agora com a gente!
Menu